Fale conosco
Menu

Título en Mantenimiento

Compartilhe em:

Compartilhar no twitter
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print
A Sra. Bachelet é a sétima Comissária

Foto: UNPhoto /Cia PakEm 1º de setembro de 2018, Michelle Bachelet assumiu o cargo de Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos. O Gabinete do Alto Comissariado para os Direitos Humanos foi criado em 1993 e a Sra. Bachelet é a sétima Comissária.

A Sra. Bachelet foi eleita Presidente do Chile duas vezes (2006-2010 e 2014-2018). Ela foi a primeira mulher a ocupar a presidência do Chile, bem como a primeira mulher no Chile e na América Latina a liderar um ministério da defesa (2000-2002). Ademais, serviu como Ministra da Saúde (2002-2004).

Durante seus mandatos presidenciais promoveu os direitos de todos,  em particular, dos mais vulneráveis. Entre suas muitas conquistas, destacam-se as reformas educacionais e tributárias, a criação do Instituto Nacional de Direitos Humanos e do Museu da Memória e dos Direitos Humanos, a criação do Ministério da Mulher e Equidade de Gênero, a implementação de cotas para aumentar a participação política das mulheres e a aprovação da Lei da União Civil, que concede direitos aos casais do mesmo sexo e, portanto, promovendo os direitos das pessoas LGBT.

Desde o início dos anos noventa, a Sra. Bachelet trabalha em estreita colaboração com inúmeras organizações internacionais. Em 2010, presidiu o Grupo Consultivo sobre o Nível Mínimo de Proteção Social, uma iniciativa conjunta da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), cujo objetivo era promover políticas sociais destinadas a estimular o crescimento econômico e a coesão social.

Em 2011, a Sra. Bachelet foi nomeada a primeira diretora da ONU-Mulheres, uma organização dedicada à luta internacional pelos direitos das mulheres e meninas. O empoderamento econômico e a eliminação da violência contra as mulheres foram duas de suas prioridades durante o seu mandato.

Depois de terminar seu segundo mandato presidencial em março de 2018, foi nomeada Presidente da Aliança para a Saúde da Mãe, o Recém-nascido e a Criança, uma associação que reúne mais de 1.000 organizações das comunidades dedicadas à saúde sexual, reprodutiva, materna, neonatal, infantil e adolescente de 192 países. Como co-presidente do Grupo Diretor de Alto Nível da Iniciativa Todas as Mulheres, Todas as Crianças, a Senhora Bachelet criou o movimento Todas as Mulheres, Todas as Crianças da América Latina e Caribe, a primeira plataforma para a implementação regional e adaptada da Estratégia Global Todas as Mulheres, Todas as Crianças.

Michelle Bachelet se formou como cirurgiã e se especializou em pediatria e saúde pública. Também estudou estratégia militar na Academia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos do Chile e no Colégio Interamericano de Defesa (Estados Unidos).

Como Copresidenta del Grupo Directivo de Alto Nivel de la iniciativa Todas las Mujeres, Todos los Niños, la Sra. Bachelet creó el movimiento Todas las Mujeres, Todos los Niños América Latina y el Caribe, la primera plataforma para la aplicación regional y adaptada de la Estrategia Mundial Todas las Mujeres, Todos los Niños.

 

Neste ano, celebra-se o 70° aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU no dia 10 de dezembro de 1948. A Declaração Universal – traduzida para 500 idiomas – baseia-se no princípio de que “todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos.” Ela permanece relevante para todos, todos os dias. Em homenagem ao 70° aniversário desse documento seminal e para evitar que seus princípios vitais sejam ofendidos, estamos instando pessoas de todos os lugares a levantarem-se pelos direitos humanos: www.standup4humanrights.org.

ONU Direitos Humanos – América do Sul

Facebook: www.facebook.com/ONUdh

Twitter: www.twitter.com/ONU_derechos

YouTube: www.youtube.com/onuderechos

ODS Relacionados

Rolar para cima
Rolar para cima